Para que serve o silicone estrutural e quais tipos existem no mercado?


Postada em 12/03/2019 às 08:00


Para que serve o silicone estrutural e quais tipos existem no mercado?

Selante possui substâncias apropriadas em sua composição para garantir a força necessária de uma estrutura

 

Por Cláudia Ferreira

 

Cada tipo de silicone tem uma receita que atende determinado objetivo, que o vidraceiro precisa entender e conhecer a diferença entre eles. O silicone usado por estes profissionais podem ter a função de estrutura ou vedação. Em uma postagem passada, falamos sobre as diferenças entre o silicone neutro e o acético para as construções, e na de hoje, falaremos sobre o silicone estrutural: para que ele serve e quais tipos existem no mercado.

Silicone Estrutural

O Silicone Estrutural possui substâncias apropriadas em sua composição para garantir a força necessária de uma estrutura. Funciona como um adesivo elastomérico de silicone e tem cura neutra. Devido a sua alta resistência, é usado na construção civil como elemento que segura grandes peças de vidro.

O exemplo mais comum são os enormes arranha-céus que vemos hoje em dia, todos envidraçados. As peças de vidro são coladas com esse silicone estrutural que atua também na vedação de caixilhos. Este produto altamente resistente foi um grande avanço da tecnologia, por permitir aos arquitetos e engenheiros civis, elaborarem projetos ousados e criativos. Mas e os tipos de silicone, quais são?

Silicone SSG 4400 Estrutural

O Silicone SSG 4400 Estrutural é um selante adesivo de silicone de duas partes, de alta resistência, que proporciona excelente aderência para muitas aplicações de vitrificação (transformação de certas matérias-primas em vidro).

Desempenho

Durabilidade: uma vez curado, o silicone apresenta excelente resistência em longo prazo à intemperismo natural, incluindo temperaturas extremas, radiação ultravioleta, chuva e neve, e com mudança insignificante na elasticidade.

Capacidade de movimento: uma vez curado, o silicone apresenta +/- 12,5% de movimento, tanto em extensão como em compreensão, capaz de resistir à exposição diária a várias condições climáticas.

Propriedades de resistência: combinando a alta resistência à tração e ao rasgo, o SSG 4400 é uma escolha excepcional para uma variedade de aplicações protetoras de envidraçagem.

Aplicação

Ajustável vida útil: a proporção de mistura de base e o catalisador podem ser ajustados para se adequarem ao projeto ou clima, como a velocidade de cura pode ser aumentada ou diminuída, permitindo a flexibilidade na aplicação.

Cura acelerada: o SSG 4400 cura rapidamente, construindo a adesão, aumentando a estabilidade das peças montadas e acomodando a montagem sob várias condições.

Silicone SSG 4600 Estrutural

 

O Silicone SSG 4600 Estrutural é um adesivo/selante elastomérico de silicone de duas partes, com alta resistência, para uso em aplicações de selagem industrial, especialmente na selagem da fabricação e reparos de sistemas tipo curtain wall (muro cortina).

O SSG 4600 é um produto de dois componentes (parte A + parte B) que proporciona rápida adesão e boa resistência. Quando misturado, o processo de cura deste silicone é rápido, transformando-se em uma borracha de silicone de alta resistência a cisalhamento. Sem contar que este material é de última geração e possui a mais avançada tecnologia para envidraçamento de fachadas.

Desempenho

Propriedades de resistência: combinando alta resistência à tração, ao rasgo e a capacidade de absorver altas deformações (alongamento), o SSG 4600 é uma escolha excepcional para muitas aplicações de vidros protetores e sísmicos.

Capacidade de movimento: uma vez curado, o silicone exibe +/- 25% de movimento em extensão e compreensão, capaz de resistir à exposição diária a várias condições climáticas.

Durabilidade: uma vez curado, o silicone exibe excelente resistência em longo prazo à intemperismo natural, incluindo temperaturas extremas, radiação ultravioleta e precipitação, com uma mudança insignificante na elasticidade.

Aderência: apresenta aderência primária a maioria dos materiais de construção não-porosos, eliminando os riscos associados à aplicação imprópria de primers, incluindo a adesão inconsistente resultante da aplicação imprópria do primário. Pode ser usado com muitos substratos e acabamentos, incluindo vidro, policarbonato, alumínio revestido e anodizado e fritas cerâmicas.

Aplicação

Construção de aderência rápida: a vida útil do SSG 4600 é ajustável de 20 a 60 minutos e o tempo típico de manuseio de unidade é de quatro horas, permitindo a fabricação e produção expedita de unidades para atender as exigentes linhas de tempo do projeto ou aliviar restrições de capacidade da loja.

Vida útil de trabalho ajustável: o SSG 4600 oferece a gama de proporção de mistura mais ampla disponível nessa família de produtos. A proporção de mistura da base e do catalisador pode ser ajustada de acordo com o projeto ou clima, uma vez que a velocidade de cura pode ser aumentada ou diminuída, permitindo a flexibilidade na aplicação.

Baixa pressão de bombeamento: a consistência do SSG 4600 é tão grande que pode fluir facilmente através das bombas, permitindo maior vida útil e manutenção reduzida do equipamento. A consistência também permite uma taxa de aplicação mais alta, proporcionando uma capacidade de enchimento de juntas mais rápidas e completas – mesmo em cavidades e cantos profundos de SSG – com esforço de ferramental mais fácil, ajudando a melhorar o rendimento e eficiência operacional.

Silicone SSG 4000AC Estrutural

O SSG 4000AC é um adesivo de envidraçamento elastomérico de silicone de cura neutro de alta resistência, monocomponente, com características de cura acelerada que proporcionam propriedades aperfeiçoadas de cura antecipada. O SSG 4000AC é útil em aplicações estruturadas de fachadas de cortina de vidro e o material é fornecido como uma pasta que cura em uma borracha de silicone flexível e durável sob exposição à umidade atmosférica.

Vantagens

Produto pronto para uso; cura em média 2 mm por dia, ou seja, é uma cura mais rápida que a da maioria dos produtos encontrados no mercado; flexibilidade em temperatura baixa; estabilidade em alta temperatura e resistência à força dos ventos.

Aplicação

Envidraçamento estrutural de fachadas como pele de vidros, gradil e reforço perimetral e selante contra intempérie e reforço de painel.

Todos esses silicones você encontra na principal representante/distribuidora de produtos técnicos para construção civil, a Geocontract. Desde 2016 no mercado, a empresa conta com profissionais experientes e especializados, tendo como principal objetivo o atendimento personalizado, preço baixo e a qualidade comprovada de cada produto vendido.