Impermeabilização

Sistemas de impermeabilização: o que é e para que serve a manta líquida na construção civil?


Postada em 20/02/2019 às 10:00


Impermeabilizante para lajes, calhas, áreas frias e telhados, feito à base de resinas acrílicas


 


Por Cláudia Ferreira


 


A manta líquida é um material muito eficiente que cria uma barreira de proteção contra infiltrações, umidades e vazamentos em lajes, calhas, telhados, entre outras superfícies. Essencial para impedir que problemas futuros causados pela chuva surjam (danos à estrutura e o aparecimento de manchas na parede), a manta líquida ainda serve para controlar os níveis de temperatura, contribuindo para o conforto térmico do ambiente. Feita à base de resinas acrílicas, a manta líquida conta um alto desempenho para uma impermeabilização fácil, rápida e sem emendas.


Vantagens


1. Fácil aplicação, pois a consistência é pastosa vem pronta para uso.


2. Secagem rápida e adere em qualquer superfície.


3. Resistente ao sol e a chuva.


4. Fácil de encontrar em diferentes marcas e tamanhos.


5. Alto rendimento, elasticidade e flexibilidade.


6. Menor tempo de aplicação.


7. Alta elasticidade e flexibilidade.


8. Forma uma manta lisa, sem emendas.


Como aplicar a manta líquida?


 



 


Antes de qualquer coisa é muito importante preparar o local onde a manta líquida será aplicada. Limpe toda a superfície e deixe-a sem impurezas. Se precisar, use um jato de pressão e espere até que a área esteja completamente seca. A aplicação pode ser feita com um rolo de pintura comum ou com uma vassoura de pelo macio. Passe uma camada de manda líquida por todo local, de modo uniforme e homogêneo. A secagem dura, em média, de seis a oito horas.


Antes de aplicar a segunda camada, aplique o véu poliéster VP50. Material fácil de trabalhar e de aplicar em dobraduras de telhas e outras superfícies. Utilizado como estruturante de emulsões nas aplicações em obras de impermeabilização, o VP50 evita o escorrimento tanto nas aplicações horizontais como nas aplicações verticais, evita imperfeições na superfície e evita o furo na camada impermeabilizada, prolongando assim a vida útil da área.


Precauções de uso


1. Utilize equipamentos de proteção, como óculos, luvas e avental.


2. Não aplique a manta líquida em superfícies úmidas ou com o tempo chuvoso.


3. O intervalo entre demãos deve ser de seis a oito horas dependendo das condições do local de aplicação.


4. Evite trânsito constante sobre a impermeabilização.


5. Nunca fure, corte ou rasgue a impermeabilização.


6. Não reutilize a embalagem para outros fins e não a deixe aberta após o uso;


7. Mantenha fora do alcance de crianças e animais.


8. Caso sobre material procure aplicar em outros locais ou doe para outras obras.


9. Não descarte no meio ambiente.


Diferenças entre a manta líquida e a manta asfáltica


Diferente da asfáltica, a manta líquida não é indicada para lajes com grande circulação de pessoas, mas sim para locais como telhados, marquises, calhas etc. Outra diferença é a ausência de emendas, pois a manta líquida trata-se de um produto líquido e de aderência uniforme. Já a manta asfáltica, vendida em rolos, precisa de recortes para se encaixar em dobras existentes na laje, e a aplicação da manta líquida é indicada para lajes de até 10 metros quadrados, enquanto a asfáltica deve ser utilizada em lajes maiores.


Manta líquida e asfáltica na Geocontract


Na Geocontract, distribuidora de produtos técnicos para construção civil desde 2016, você encontra as melhores mantas líquidas e asfálticas para sua laje, calhas, telhado e muito mais. As melhores marcas, de diversos tamanhos, para que você conclua sua obra ou reforma da melhor forma possível. Com os melhores preços do mercado, atendimento personalizado e uma equipe de vendedores técnicos e engenheiras capacitados que tirarão todas as suas dúvidas sobre os produtos e respectivas aplicações.