Revestimento de parede: conheça os tipos e descubra o mais ideal para cada tipo de ambiente


Postada em 12/02/2019 às 08:00


Revestimento de parede: conheça os tipos e descubra o mais ideal para cada tipo de ambiente

Ladrilhos, porcelanato, pastilhas, madeira, pedras, painéis 3D, mármore e muitos mais

 

Por Cláudia Ferreira

 

A primeira impressão dos seus visitantes ou convidados contam muito, e ela ocorre na fachada da sua casa ou comércio. É neste momento que a pessoa deduzirá como será atendida ou acolhida por quem está do lado de dentro. Por isso, transformar seu espaço é uma tarefa essencial para deixar o ambiente ainda mais bonito e hospitaleiro.

Um material que não pode faltar é o revestimento. Capaz de transformar e decorar qualquer ambiente, o revestimento tem chegado cada vez mais às salas e quartos como protagonista da decoração.

Com cores vibrantes, ilusões de óticas e estampas, eles garantem um efeito dinâmico, deixando o lugar mais personalizado e podem imitar materiais como madeira e mármore. Conheça os tipos de revestimentos mais comuns no mercado e descubra o ideal para cada tipo de cômodo.

Azulejos

 

Produto cerâmico que possui uma superfície lisa coberta por uma camada de esmalte. Os tipos de acabamentos mais encontrados são: brilhante (com esmalte de alto brilho), acetinado (esmaltado, porém proporcionam um brilho mais discreto) e estampado (esmaltado com diferentes desenhos e estampas).

Pastilhas

 

Também são materiais cerâmicos e muitas vezes chamados de micro-azulejos. Existem diversos tipos de pastilhas, variando entre cores, materiais e acabamento. Sua durabilidade é alta e pode ser usada em locais úmidos e em áreas externas como fachadas. Delicadas, elas nunca saem de moda e garantem lindas composições em banheiros e cozinhas. Exemplos de pastilhas: vidro, metal, plástico, cerâmica e pedra.

Porcelanatos

 

 

Placa cerâmica fabricada com alta tecnologia de prensagem em elevadas temperaturas. Este processo de fabricação confere alta resistência, baixa porosidade (pouca absorção a água) e uniformidade no assentamento. Indicados para todos os tipos de ambientes é um revestimento encantador. Disponível em várias cores, ele também pode ser esmaltado – o que garante um alto brilho – ou técnico – fosco e mais resistente às manchas.

Pedras

 

Tipo de revestimento bastante utilizado, as pedras são usadas para dar um ar mais minimalista ao espaço. Excelentes para ambientes internos e externos, como varandas e jardins de inverno, as pedras estão disponíveis em diversos tamanhos, e quando bem combinadas garantem uma alta durabilidade e resistência.

Ladrilhos hidráulicos

 

Este tipo de revestimento virou tendência e é o ideal para quem gosta de uma decoração mais retrô. Bastante utilizados em cozinhas, os ladrilhos hidráulicos apresentam grande durabilidade e ótima aparência. Conhecidos, principalmente, pelos elementos geométricos e florais, os ladrilhos deixam o ambiente mais intimista e ao mesmo tempo glamoroso.

Madeira

 

Por ser um revestimento muito versátil, com a madeira você consegue móveis para a casa inteira. Na decoração, ela também pode se tornar ideal para quem gosta de dar um ar natural ao lugar, dentro de um estilo mais rústico. Para este tipo de revestimento, é muito importante se atentar a qualidade da matéria-prima utilizada para que a madeira não se desgaste e nem seja um abrigo para insetos.

Papel de parede

 

Uma das opções mais procuradas, o papel de parede é um revestimento fácil de encontrar e possui bom preço. O papel de parede faz menos sujeira e é mais fácil de aplicar, comparado a todos os outros revestimentos. São divididos em: texturizados (que podem imitar os mais diferentes tipos de revestimentos), vinílicos (que possuem maior resistência) e os acetinados (que não acumulam poeiras).

Massa texturizada

 

A massa texturizada te oferece a vantagem de criar os mais diferentes tipos de desenhos na parede, texturizando conforme o seu gosto pessoal. Este revestimento dispensa o reboco e a tinta, e a aplicação pode ser feita com rolo, desempenadeira ou compressor.

Painéis 3D

 

O revestimento de painel 3D ou tridimensional é moderno e, aos poucos, está ganhando o mercado. É inovador, fácil de colocar e confere um efeito de volumetria, sem comprometer a circulação. Somente o revestimento de painel 3D e uma boa iluminação já são o suficiente para criar um grande painel decorativo.

Mármore e granito

 

 

Este tipo de revestimento dá um toque clássico ao ambiente e é bastante utilizado por possuir alta resistência e durabilidade, afinal, devemos ter em mente que estamos falando de dois tipos de rochas muito resistentes. Na hora da limpeza é preciso ter cuidado, nada de produtos abrasivos, como corantes, óleos e refrigerantes, pois o revestimento pode manchar.

Como escolher o revestimento ideal para cada tipo de cômodo?

Cozinha: o ideal é escolher um revestimento que mescle a resistência e funcionalidade. Além do quesito beleza, é preciso levar em consideração à segurança que o revestimento trará para a cozinha, como também a facilidade de limpeza e manutenção.

Banheiro: nos banheiros, o revestimento escolhido deve oferecer segurança e resistência à presença da umidade, principalmente em áreas como o box, a parede atrás da pia e a do vaso sanitário.

Sala: neste cômodo, o revestimento deve contribuir para a criação de um ambiente aconchegante e funcional. Esse é o ponto mais frequentado por todos, caprichar na decoração para aproximar e encantar pessoas, é essencial.

Quarto: para o quarto, o revestimento de parede deve oferecer a sensação de conforto e bem-estar e trazer a personalidade da pessoa que dorme no local. Para isto, existem diversas possibilidades: um quarto delicado e com cores neutras pode receber texturas decorativas. Outra ideia interessante para quem gosta de impressionar é revestir uma parede inteira com cores fortes, e para quem curte algo mais intimista, tons escuros e acabamentos rústicos são perfeitos.

Área externa: a área externa precisa contar com produtos duráveis e resistentes à ação das intempéries. Revestimentos com design único também fazem deste lugar um verdadeiro cartão de visita. A valorização ocorre na utilização de porcelanatos claros, escuros ou inspirados em materiais naturais.

Sobre a Geocontract

No mercado de distribuição de produtos para construção civil desde 2016, a Geocontract está localizada na cidade de São Paulo, no bairro Ipiranga e é referência em atendimento personalizado. Com profissionais experientes e totalmente especializados, a empresa tem como principal objetivo passar confiança aos clientes, fornecendo produtos técnicos para a construção civil de qualidade comprovada! Aqui você encontra impermeabilizantes, argamassas e muito mais para a melhor aplicação do seu revestimento!