5 Tendências da Engenharia Civil para você ficar de olho!


Postada em 21/09/2018 às 10:45


5 Tendências da Engenharia Civil para você ficar de olho!

Todas as áreas profissionais estão sujeitas a passarem por mudanças e estarem sempre em alta no mercado, o segredo está na capacidade de reinventar-se e trazer novidades que acompanham as necessidades do momento. As maiores tendências em Engenharia Civil também fazem parte de tal realidade, o que gera a necessidade de se informarem sobre o que muda no seu segmento de atuação. Tendo em vista, a abrangência da engenharia civil e os seus diferentes setores de aplicação, vamos mostrar as 5 principais tendências desse campo para acompanhar! Confira:

 

1. Casa Inteligentes

Na mesma onda, as casas também estão começando a fazer parte de um sistema integrado de informações e controle remoto. O usuário pode controlar o sistema de iluminação, temperatura, segurança e aparelhos eletrônicos.

As casas inteligentes também possuem algumas atividades automatizadas, como abrir ou fechar as cortinas dependendo da iluminação externa. Pode parecer pouco, mas a economia energética nessas construções é de até 30% em relação à moradia convencional.

O futuro engenheiro civil deve incorporar a presença dessas tecnologias ao longo de sua formação. Afinal, essas inovações tendem a tornar-se comuns e conhecer estes sistemas fará parte das competências essenciais do profissional. Além disso, no mercado atual, configuram-se como um diferencial de grande destaque.

 

2. Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável é um dos pilares do mercado atual, condição que exige que a engenharia civil crie e pratique ações de sustentabilidade.
Nesse cenário, a área vem buscando alternativas para elaborar e executar projetos de maneira a não agredir, mas, sim, preservar o meio ambiente. Levando em conta que o concreto figura entre um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2), o uso de material reciclado nas obras é uma opção viável.

3. Novos materiais

Com base nas inovações tecnológicas e demandas de mercado, os materiais usados no contexto da engenharia civil são aperfeiçoados constantemente, o que tende a gerar tendências da engenharia civil também nesse aspecto da área.
Fazem parte do conjunto de materiais em ascensão no campo da engenharia civil os tijolos de lã, as telhas solares, o concreto sustentável e as janelas de vidros triplos. Além desses itens, o isolamento de papel, feito sobretudo, a partir de material reciclado, é uma tecnologia cujo uso tem sido cada vez maior nas obras de todos os tipos e tamanhos.

 

4. Softwares
Já falamos por aqui sobre ok softwares de Engenharia Civil que estão cada vez mais sofisticado e hoje não é possível atuar ou gerir uma construção sem auxílio deles. Tornaram-se ferramentas básicas do profissional e sua presença é marcante nos diversos estágios do projeto.
Manter-se atualizado sobre as novidades em Engenharia Civil é essencial para o profissional que deseja destacar-se no mercado.

Confira a matéria sobre "Como escolher o melhor software de gestão de obras?" 

 

5. Impressões 3D

A tecnologia 3D não é usada apenas na realidade aumentada, sendo importante também para o processo de projeção e modelamento físico dos empreendimentos. A tendência desse recurso é possibilitar tornar físico os moldes de vigas projetados, o que facilitaria a execução do projeto.

 

Vários fatores podem influenciar o que se torna tendência em uma área profissional. Entre eles, estão o desenvolvimento tecnológico, as alterações que ocorrem no mercado e as mudanças de comportamento dos consumidores!