Dicas

Transporte de trabalhadores também requer cuidados contra o Covid-19


Postada em 23/04/2020 às 10:50
Por Caroline Garcia


Muitos trabalhadores de diversos setores da economia, entre eles o construção civil, fazem uso do transporte coletivo oferecido pelas próprias empresas. Em tempo de pandemia, o ir e vir do campo de trabalho também deve obedecer algumas regras para evitar a disseminação do Covid-19.


De acordo com o Ministério da Economia, que divulgou em abril uma circular com orientações aos trabalhadores e empregadores da construção civil, as empresas que fornecem meios de transporte devem seguir as seguintes recomendações:


- É necessário manter as janelas abertas dentro dos veículos para que haja ventilação natural. Quando isso não for possível, o ar-condicionado precisa estar ajustado para utilizar o ar que venha de fora e não optar pela recirculação do ar;


- Estabelecer uma distância segura de espaçamento das pessoas dentro dos veículos de transporte;


- Desinfetar com regularidade os assentos e demais superfícies no interior dos veículos;


- Motoristas devem utilizar álcool gel ou água e sabão para higienizar as mãos regularmente e seu posto de trabalho também deve ser desinfetado, principalmente volante e maçaneta.


Para ler outras diretrizes do comunicado do Ministério da Economia para o setor, é só clicar aqui. (https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/PDF/Orinetacoes_SIT_Construcao_civil.pdf)