A importância do chapisco em uma obra


Postada em 12/03/2018 às 14:28


A importância do chapisco em uma obra

 Na construção civil existem diversos procedimentos necessários para garantir que uma obra saia conforme o planejado e que ofereça maior segurança ou praticidade no uso de materiais durante sua execução ou mesmo após a obra finalizada.

 O chapisco é um desses procedimentos bastante comum em muros ou paredes de uma edificação. Esta aplicação é realizada no inicio da fase de acabamento da obra.

 

O que é chapisco?

 É uma argamassa sobreposta à base e que se encontra em contato direto com a alvenaria ou outros tipos de estrutura. Ele que é incumbido de deixar a superfície porosa (áspera), para assim assegurar maior aderência o revestimento posterior, o emboço.
 

O chapisco possui quatro classificações, sendo eles:

Chapisco convencional – tem a finalidade de elevar o atrito.

Chapisco industrializado – recomendado para quem deseja uma superfície lisa.

Chapisco rolado – contém aditivos para apurar sua aderência.

Chapisco com brita - seu uso é mais comum em decorações externas.

 

Revestimentos posteriores:

 Emboço – Sua composição é feita por água, areia, cimento e cal, é designado para fazer o nivelamento do chapisco, deixando o substrato mais liso para receber o próximo revestimento, o reboco. Quando já está na sua forma regular, dispõe ainda da finalidade de vedação, evitando a chegada de água e agentes agressivos à estrutura. Essa segunda etapa é o suporte para um bom acabamento.

 Reboco – É a última fase deste procedimento, argamassa do acabamento. Não se faz necessário seu uso, quando se utiliza o chapisco industrializado de nivelamento – dever do emboço. O reboco por sua vez, tem como real finalidade impermeabilizar e caracterizar o ambiente, justamente por ser o último revestimento. Esta fase deve ser efetuada assim que as janelas e portas estiverem estabelecidas, podendo também evitar imperfeições ocasionadas pelo emboço.

 Para evitar trabalhos maiores, é fundamental que promova uma ligação excelente entre emboço e reboco, assim evitarão problemas como descolamento, fissuras – ocasionadas pela má preparação do substrato (sujeira, muito lisa e com pouca absorção) – ou consistência fina.

 Portanto, mesmo que o chapisco tenha outras finalidades e possua diversas vantagens em fazer o seu uso, neste caso de absorção, quanto maior for o contato da argamassa com o substrato de superfície rugosa, melhor será a ancoragem, proporcionando uma boa aderência.

 

 A Geocontract distribui Colas PVA para argamassa e chapisco utilizado na construção civil em aplicações de chapiscos internos, externos e ponte de aderência, possuí 100% de aprovação nas construtoras.

 Os modelos das Colas PVA são indicados conforme os requerimentos do cliente. Reduzindo o tempo e preparo do manuseio, não modificando as características solicitadas no projeto.


 Ligue para nós (11) 2067-0011, ou consulte nosso site. www.geocontract.com.br