Casos de Obras

Hortaliças ficam comprometidas com a chuva forte em Curitiba e a drenagem de solo pode ajudar nesta situação de emergência


Postada em 11/06/2019 às 08:00


Sistema ajudará agricultores e trará diversas vantagens para as plantações


 


No começo da semana passada (3), a chuva forte prejudicou agricultores em Curitiba e as hortaliças ficaram comprometidas. O estrago causou aumento nos preços e medidas de emergências precisaram ser tomadas para que mais perdas não ocorressem.


A drenagem de solo foi uma das soluções encontradas por engenheiros civis especializados em geotecnia, e no post de hoje você descobrirá como esse sistema ajudará as plantações e quais são as vantagens da drenagem de solo na agricultura.


Drenagem de solo


A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Seu objetivo é retirar o excesso de água aplicada na irrigação ou proveniente das chuvas, isto é, controlar a elevação do lençol freático, possibilitar a extração dos sais trazidos nas águas de irrigação e evitar a salinização.


 


Benefícios da drenagem de solo


- Incorporação de novas áreas à produção agrícola (principalmente nas regiões úmidas e semiúmidas – como brejos e pântanos) para torná-los agricultáveis;


- Aumento da produtividade agrícola (melhor aeração, melhor atividade microbiana, melhor fixação de nitrogênio e fósforo, aumento da profundidade efetiva do sistema radicular);


- Controle da salinidade;


- Recuperação de solos salinos e/ou alcalinos;


- Saneamento de áreas inundadas.


 


Problemas que o excesso de água sobre o solo pode causar


Aeração: o excesso de água reduz a percentagem de ar presente no solo e com isto o oxigênio. Este mecanismo afeta o desenvolvimento das raízes e a sobrevivência de microrganismos que necessitam de oxigênio. Vários efeitos surgem e a principal consequência é a deficiência de nitrogênio (as plantas ficam amareladas).


Estrutura: o excesso de água reduz a resistência do solo à compressão, pois a coesão entre partículas fica reduzida. Essa alteração traz alguns impactos como: redução da permeabilidade do solo, redução do desenvolvimento radicular e redução de troca de gases no solo.


Doenças: o excesso de água favorece o desenvolvimento de agentes patogênicos e isto pode resultar em maior ocorrência de doenças ou até mesmo pragas como mosquitos.


Fisiologia: a deficiência de aeração pode contribuir para elevação do lençol freático que, com o acúmulo de fertilizantes aplicados ao longo do tempo, apresenta concentração de sais elevada. Este fato ocorre muito em solos rasos irrigados em excesso, e desprovidos de sistema de drenagem.


 


Sendo assim, a drenagem de solo é um processo fundamental na agricultura, que os empresários do setor não devem deixar de fazer. Conheça a manta geotêxtil Bidim que pode te ajudar com a drenagem de solo, e a adquira aqui na Geocontract!


Manta Geotêxtil Bidim Jardim


 



 


A Manta Geotêxtil Bidim Jardim é um não tecido 100% poliéster permeável e resistente, ideal para drenagem, pois permite um maior escoamento da água retendo as partículas do solo e bloqueando o entupimento do dreno. Este geotêxtil é fabricado sob rigorosos padrões internacionais de qualidade e é certificada pela ISO 9001.


 


Campos de aplicação


- Campos esportivos;


- Floreiras, jardins e áreas verdes;


- Muros de contenção, entre outras utilidades.


 


Vantagens


- Aplicabilidade em todos os tipos de superfícies, mesmo irregulares ou descontínuas;


- Alto grau de confiabilidade quanto ao seu desempenho, por se tratar de um produto contínuo e de características constantes;


- Redução na espessura de sistemas drenantes, em relação à técnica convencional, com menor movimentação de terra e melhor aproveitamento do espaço disponível;


- Facilidade na instalação, reduzindo o tempo de custo e execução da obra;


- Redução da quantidade de material granular a ser utilizado, reduzindo o custo de transporte do mesmo;


- Aumento da vida útil da estrutura;


- Ajuda a preservar o meio ambiente.


 


A manta Geotêxtil Bidim Jardim você encontra aqui na Geocontract. Empresa distribuidora de produtos técnicos para construção civil que conta com o maior estoque geotêxtil do estado de São Paulo!


Em constante evolução, a Geocontract oferece mais de 450 produtos em seu catálogo, que atendem os mais diversificados projetos, com profissionais qualificados, experientes e materiais com os melhores preços do mercado!