Casos de Obras: como as falhas em fachada e infiltrações no estádio do Corinthians podem ser evitadas?


Postada em 16/05/2019 às 08:00


Casos de Obras: como as falhas em fachada e infiltrações no estádio do Corinthians podem ser evitadas?

Impermeabilizantes para paredes, lajes, telhados e demais superfícies são os mais recomendados

 

Por Cláudia Ferreira

 

No final de abril (21), durante o Campeonato Paulista, problemas referentes à parte do acabamento do Estádio do Corinthians, foram relatados à Folha de São Paulo.

De acordo com o diretor do Instituto de Engenharia e especialista em Perícias, Marco Antônio Gullo “As possíveis causas para o surgimento das falhas são deficiência na capacidade de aderência do sistema de fixação, no caso aparentemente em argamassa”.

Gullo também completou que “A instalação pode ter sido executada com material inadequado ou com mão de obra desqualificada para o tipo de serviço”.

Este tipo de problema pode trazer risco à segurança dos visitantes, e por isso, deve ser considerado, principalmente, pelo grande peso e altura do revestimento. Pontos com infiltrações no teto também foram localizados no corredor externo.

Soluções

Para que este tipo de problema seja evitado, aplicar impermeabilizantes de qualidade durante a obra e contar com manutenções e monitoramentos regulares, são as principais soluções.

As Argamassas Poliméricas são exemplos de materiais indicados para impermeabilização de áreas com constante presença de água ou permanentemente úmidas.

Podem ser usadas para impermeabilização de caixas d’água e reservatórios, piscinas, poços de elevadores, tanques e cisternas. Umidade de rodapé e paredes internas de construções como silos, armazéns e depósitos. Evita a entrada de umidade em subsolos, baldrames e galerias de águas pluviais e servidas. Pisos e paredes de áreas frias e em contato direto com o solo.

Agora, para que o problema seja remediado, contar com impermeabilizantes para paredes, lajes, telhados e demais superfícies, é o mais recomendado. Conheça alguns:

Membranas Líquidas

Para evitar infiltrações e, consequentemente, deslocamentos, a membrana líquida é um dos impermeabilizantes mais adequados para este tipo de reforma. Ela apresenta alta durabilidade e é o produto ideal para telhados, lajes e coberturas metálicas. Excepcionalmente impermeável e flexível, a membrana líquida é estável aos raios UV e mantém a elasticidade mesmo após décadas de exposição ao tempo e o clima.

Aditivos Impermeabilizantes

  

Os aditivos impermeabilizantes são materiais que permitem de forma ultrarrápida o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e aceleram a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Onde encontrar?

Todos os produtos citados nesta matéria estão disponíveis no site e na loja da Geocontract – principal distribuidora de produtos técnicos para construção civil e obras no geral.

Não deixe de arriscar a segurança da sua obra e de outras pessoas, adquira os impermeabilizantes da Geocontract e economize até cinco vezes mais, realizando todo o projeto de impermeabilização com profissionais especializados e produtos de qualidade.