Silicones

Vedação para vidro: conheça 4 silicones obrigatórios para este tipo de aplicação

Produtos de qualidade, que oferecem alta durabilidade e resistência às estruturas


Postada em 19/07/2019 às 14:20
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Os silicones são produtos altamente duráveis, resistentes à umidade, intempéries e as melhores opções para aplicações em vidro, como box de banheiro, aquários, portas, janelas, fachadas e diferentes tipos de substratos.


Atualmente, existe uma grande variedade de silicones no mercado, por isso, saber escolher o produto certo para o tipo de aplicação é muito importante. Conheça quatro deles que são obrigatórios para este tipo de vedação e os adquira aqui na Geocontract!


 


Silicone SSG 4000AC Estrutural



O UltraGlaze SSG 4000AC é um adesivo de envidraçamento elastomérico de silicone estrutural e cura neutra de alta resistência, monocomponente e com características de cura acelerada.


Útil em aplicações estruturadas de fachadas de cortina de vidro, o material é fornecido em pasta flexível e durável sob exposição à umidade atmosférica. Conheça algumas vantagens e aplicações:


 


Vantagens


- Produto pronto para uso;


- Cura em média 2 mm por dia, ou seja, é mais rápida que a maioria dos produtos encontrados no mercado;


- Flexibilidade em alta temperatura;


- Estabilidade em alta temperatura;


- Resistente à força dos ventos.


 


Aplicações


- Envidraçamento estrutural de fachadas como pele de vidros;


- Gradil e reforço perimetral;


- Selante contra intempérie e reforço de painel.


 


Silicone Top 490N Neutro



O Top 490N Neutro é o silicone ideal para ambientes externos. Confere alta resistência às intempéries e possui a capacidade de movimentação de 35%. O produto é indicado para uso em fachadas e vedação em esquadrias, pois absorve a dilatação dos diferentes substratos.


Também pode ser aplicado em alvenaria, alumínio, vidros laminados, ACM e espelhos. Conheça algumas vantagens e aplicações:


 


Vantagens


- Oferece boa adesão;


- 100% silicone;


- Resistência às intempéries e elasticidade excelentes;


- Rápida formação de pele em até 6 min.


- Não ataca a pintura ou anodização.


 


Aplicações


- Envidraçamento;


- Vedação;


- Adesão a metais;


- Diversos outros materiais de construção.


 


Silicone SCS 8800 Acético Incolor



Os silicones da série SCS8800 são selantes monocomponentes, de cura acética e rápida, que oferecem adesão e são indicados para aplicações em ambientes internos e úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias, pois contêm fungicida.


Com uma composição mais sólida, esse produto pode ser usado em aplicações verticais e possui cura rápida. Conheça algumas vantagens:


 


Vantagens


- Ideal para ambientes internos e úmidos;


- 25% de alongamento;


- Com fungicida;


- Tempo de trabalho: seis minutos.


 


Silicone SSG 4600 Estrutural


 


 



 


O UltraGlaze GE SSG4600 é um adesivo/selante elastomérico de silicone, de duas partes (componente A + componente B), para uso em aplicações de selagem industrial, especialmente na selagem da fabricação e reparos de sistemas tipo curtainwall.


O SSG4600 proporciona rápida adesão e boa resistência. Quando os componentes são misturados, o processo de cura é rápido, transformando-se em uma borracha de silicone de alta resistência e cisalhamento.


Selante de última geração que possui a mais avançada tecnologia para envidraçamento de fachadas. Conheça mais algumas vantagens:


 


Vantagens


- Adesão sem a necessidade de uso de primer em todos os substratos testados até o momento;


- Adesão em até 3h depois da aplicação;


- Tensão de ruptura maior que outros silicones estruturais encontrados no mercado;


- Coeficiente de trabalho superior;


- Maior elasticidade


 


Além destes produtos muito eficientes, não cometer alguns erros na hora de instalar o vidro também é muito importante! Confira as melhores técnicas e evite maiores problemas.


 


Conte com profissionais qualificados


Contratar profissionais não qualificados e com pouca experiência, pode significar prejuízos. Serviço mal feito, perda tempo e retrabalho são alguns dos problemas que profissionais não qualificados podem causar. Por isso, sempre opte por uma mão de obra especializada e atenta a cada detalhe da instalação.


Se atente as especificações do projeto


Cheque se todas as medidas e características dos vidros estão de acordo com o projeto, e não deixe de verificar ainda se os vãos, as esquadrias e ferragens são adequados para as medidas e características do vidro escolhido, para que nenhum tipo de acidente aconteça.


Analise as necessidades de produtos especiais


Antes de instalá-lo é preciso verificar as características do ambiente e do vidro, como problemas com, bolor, vazamentos, entre outros. Lembre-se também de transportar e movimentar o vidro com cuidado, pois o material é frágil e se apresentar quebra espontânea, pode gerar prejuízos.


Se atente as folgas


As folgas são necessárias, pois o vidro, as ferragens e os componentes se expandem e se movimentam com as variações de temperaturas, podendo comprometer a instalação. Por isso, sempre absorva as tolerâncias de fabricação dos vidros e esquadrias e também a dilatação térmica dos materiais, segunda as Normas Técnicas Brasileiras.


Limpe o vidro de maneira correta


A limpeza dos vidros deve ser feita com água limpa, detergente neutro e pano seco, evitando produtos abrasivos ou ácidos. Além disso, deve evitar o uso de produtos agressivos para marcação ou identificação, mesmo que provisória, durante a instalação.


 


Gostou de saber um pouco mais sobre os quatro silicones obrigatórios para vidros, que não podem faltam na sua instalação e os cuidados que se deve tomar para evitar maiores dores de cabeça? Então deixe um comentário abaixo falando o que achou e até a próxima!