As Sete Maravilhas do Mundo Moderno das construções


Postada em 05/04/2019 às 08:00

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno das construções

Eurotúnel, Torre CN, Projeto Delta, Empire State Building, Usina hidrelétrica de Itaipu e muitas outras

 

Por Cláudia Ferreira

 

Novas tecnologias permitiram que seres humanos construíssem estruturas cada vez mais impressionantes e complexas, prestando homenagem à capacidade da sociedade moderna de alcançar o inatingível. Com isso, a Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) fez sua própria lista de maravilhas da engenharia civil.

A maioria dos monumentos foi construída nos últimos 100 anos graças a sofisticados programas de software e novos materiais que permitem aos engenheiros civis realizarem projetos de infraestrutura de escala sem precedentes. No ‘Curiosidades da Geo’ de ontem, nós listamos duas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno das construções pela ASCE: o Eurotúnel e a Torre CN, e hoje, nós listaremos as outras cinco, com mais detalhes e curiosidades.

Eurotúnel

 

 

Torre CN

 

 

Obras do Projeto Delta

 

 

 

As Obras do Projeto Delta são as melhores e maiores barreiras contra a tempestade do mundo. Elas foram criadas após a inundação de 1953. Às 20 horas de tempestades vinda do noroeste elevaram as águas do Mar do Norte 4,2 metros acima do seu nível normal. Foi demais para os diques da Nova Zelândia.

As Obras do Projeto Delta protegem a terra ao redor do Reino-Mosa-Escalda, e as chances de acontecerem outras enchentes, foram reduzidas para uma vez a cada 4.000 anos. Agora, este projeto, possui áreas encantadoras para explorar de barco. Algumas das praias descobertas tornaram-se parques de recreação. O Projeto Delta foi o maior projeto desse tipo em qualquer lugar do mundo e levou 30 anos para ser construído.

Empire State Building

 

 

Reconhecido mundialmente por ter feito parte de inúmeros filmes, o Empire State Building é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York e tido por muitos o edifício mais famoso da cidade. O Empire State possui 102 andares e quase 400 metros de altura. Por essa razão, ele foi considerado o maior prédio do mundo por mais de 40 anos após sua construção. Atualmente, ele continua fazendo parte da lista dos maiores do mundo e tem como principal destaque a vista belíssima, que engloba vários pontos turísticos e locais importantes.

Durante a visita, os turistas podem conhecer o deque de observação, situado no 86° andar, ou o terraço do edifício, que fica no topo do 102° andar. Em ambos os locais, os visitantes conseguem ter uma visão panorâmica da Ilha de Manhattan, incluindo parte do Central Park, o Chrysler Building, a Wall Street e, até mesmo, o estado de Nova Jersey.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

 

 

A Usina Hidrelétrica de Itaipu corresponde a uma imensa construção que foi desenvolvida a partir do interesse comum entre Brasil e Paraguai, e pertence a ambos. O recurso hídrico usado para promover o funcionamento da usina é o Rio Paraná, que se encontra na divisa entre os dois países.

Para efetivar o projeto da proporção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, foram necessários vários anos de discussões e negociações com o intuito de estabelecer uma equivalência quanto ao benefício comum para as duas nações, desenvolvidos a partir da década de 60.

O nome Itaipu foi retirado de uma ilha que existia perto do canteiro de obras. Na língua guarani, “Itaipu” significa “o som de uma pedra”. A usina é uma grande atração turística na área de Foz do Iguaçu. Mais de nove milhões de visitantes de 162 países visitaram a estrutura desde que foi concluída em 1991.

Os volumes de construção em Itaipu também são impressionantes. A quantidade de ferro e aço utilizado na estrutura da barragem é suficiente para construir 380 torres Eiffel, e o volume de concreto usado representa 15 vezes o volume utilizado para construir o Túnel da Mancha, entre a França e a Inglaterra.

Canal do Panamá

 

 

O Canal do Panamá foi inaugurado em 15 de agosto de 1914, ou seja, irá completar 105 anos em 2019. Criado com o objetivo de facilitar o comércio marítimo internacional, sua construção foi iniciada em 1881. No entanto, devido a uma série de problemas de engenharia e ao grande número de vítimas por conta de doenças tropicais, as obras foram paradas, até que, em 1904, os trabalhos foram retomados.

A conclusão das obras demorou 10 anos, e a construção do canal permitiu que embarcações pudessem transitar com mais segurança e levassem a metade do tempo para realizar o trajeto entre os dois oceanos. O Canal opera 24 horas por dia, 365 dias por ano e fornece serviço de transporte para navios de todas as nações, sem discriminação.

Ponte Golden Gate

 

 

A Golden Gate é uma ponte que teve a maior extensão de ponte suspensa do mundo (4.200 pés) quando foi concluída em 1937 e se tornou um símbolo internacionalmente reconhecido de São Francisco e Califórnia. Uma ponte suspensa de 1,7 milhas que pode ser atravessada de carro, bicicleta ou a pé, e em um dia comum, 118.000 veículos a atravessam. A Golden Gate tem seis faixas de tráfego total de veículos e passarelas nos dois lados.